Pular navegação

Como usar o cartão virtual Nubank na Black Friday?

O cartão virtual traz uma série de vantagens quando o assunto é comprar online. Confira dicas de uso e aproveite a Black Friday com segurança.

Mulher negra de cabelos cacheados e grisalhos, em pé do lado de uma porta de madeira, segurando um envelope e sorrindo enquanto retira um livro de dentro, a sua frente há uma parede branca com um quadro abstrato, interruptores e uma luz de parede, no chão algumas folhagens de uma planta em um vaso.

A Black Friday de 2023 no dia 24 de novembro, mas muitas lojas já estão oferecendo descontos exclusivos antes dessa data. Para quem quer aproveitar as ofertas e espera o ano inteiro para garantir alguns itens de desejo, chegou a hora de garimpar. E, para não cair em ciladas, o cartão virtual Nubank pode ser um grande aliado.

Com ele, você tem mais tranquilidade para comprar com mais segurança. Isso porque você pode criar um cartão virtual específico ou temporário para a data, que pode ser excluído com apenas alguns cliques, sem utilizar os números do seu cartão físico. 

E também dá para adicioná-lo às carteiras digitais (como Google, Apple e Samsung Pay) para compras por aproximação em estabelecimentos físicos.

Abaixo, saiba como criar seu cartão virtual Nubank e confira dicas para usá-lo na Black Friday.

Como criar meu cartão virtual Nubank?

Para criar o seu primeiro cartão virtual é fácil:

  • Na tela inicial, na área Meus cartões, clique em "+ Criar cartão virtual", para criar um cartão virtual comum, ou em "+ Criar cartão virtual temporário", para ter um cartão virtual que expira em 24 horas;
  • Leia as informações e toque no botão "Criar cartão virtual";
  • Dê um nome para o seu cartão. Você pode chamá-lo de Black Friday, por exemplo; 
  • Clique novamente em "Criar cartão virtual";
  • Digite sua senha de 4 dígitos e pronto! 

Para ter acesso às informações do cartão, toque em "Acessar cartão virtual" e digite sua senha de 4 dígitos. Os dados como número do cartão, nome do titular, data de vencimento e código de segurança (CVV) aparecerão na tela.

Dicas para usar o cartão virtual Nubank na Black Friday

1. Use o cartão virtual em todas as compras online

É verdade que dá para usar os números do seu cartão físico do Nubank para comprar em lojas virtuais, apps e carteiras digitais. Mas priorizar o uso do seu cartão virtual é muito mais vantajoso, porque, diferentemente do cartão físico, ele pode ser criado e excluído em poucos cliques, gerando uma nova numeração na mesma hora.  

Também é possível criar um cartão virtual temporário, que expiram automaticamente depois de 24 horas. Assim, você pode fazer suas compras sem se preocupar em bloqueá-lo ou excluí-lo. 

Caso você cadastre o número do cartão virtual em algum site não confiável, ou se você for vítima de algum golpe e seus dados de pagamento forem expostos, é possível excluí-lo e criar um novo sem precisar cancelar a via física. Ou seja, com o cartão virtual, você não precisa aguardar dias até entregarem um novo. Enquanto isso, seu cartão físico continua funcionando normalmente e não sofre exposição.

Se você precisar acessar a numeração do seu cartão virtual, é possível fazer isso direto pelo celular, no aplicativo do Nubank, sem precisar ter em mãos o cartão físico. E se for comprar pelo celular, fica ainda mais fácil: é só copiar e colar os números do seu cartão virtual na hora de pagar,  o que agiliza o pagamento.

Em outras palavras, as principais vantagens do cartão virtual Nubank são a segurança e a praticidade.

2. Crie cartões virtuais para finalidades diferentes 

Com a possibilidade de usar mais de um cartão virtual ao mesmo tempo, você consegue organizar seus gastos com mais facilidade.

Por exemplo: você pode ter um cartão exclusivo para pagamentos recorrentes (aqueles em que seu cartão fica cadastrado e recebe cobrança mensalmente ou a cada vez que você usa o site ou aplicativo), como assinaturas e serviços de streaming, delivery ou transporte.

Também é possível criar um cartão virtual Nubank para compras pontuais (ou seja, aquelas que não acontecem sempre). Assim, você pode deletar esse cartão após o uso, se quiser. O passo a passo é o mesmo utilizado para criar um cartão virtual pela primeira vez. 

Se você tiver vários cartões virtuais, nomeá-los também ajuda a saber onde você cadastrou cada um deles, separando por diferentes categorias, lojas ou qualquer outro critério que ajude na gestão das finanças. 

3. Crie um cartão virtual Nubank que expira em 24 horas

No app do Nubank, dá para criar dois tipos de cartões virtuais. Os múltiplos cartões virtuais permanentes, que podem ser usados para cadastros em sites e aplicativos de uso frequente, como carteiras digitais, assinaturas e serviços de streaming, delivery ou transporte (e você pode ter vários ao mesmo tempo).

Na época da Black Friday, se você resolver comprar em sites e aplicativos que não tem tanta confiança, é possível criar um cartão virtual temporário, que expira dentro de 24 horas. Assim, é possível fazer suas compras sem se preocupar em bloqueá-lo ou excluí-lo. 

Nesse período, o cliente pode fazer quantas compras quiser – e só é permitido ter um cartão virtual temporário por vez. Para gerar no aplicativo, você deve seguir as seguintes etapas:

  • Na tela inicial do app, toque em "Meus cartões";
  • Depois em "Criar cartão virtual temporário";
  • Digite sua senha de 4 dígitos;
  • Toque em "Ver dados do cartão" e insira sua senha novamente para acessar as informações.

Depois das 24 horas, o cartão será excluído automaticamente e você receberá uma notificação. Enquanto estiver ativo, na página "Meus cartões", você pode checar quantas horas faltam para que o cartão seja apagado automaticamente.

Para acessar o histórico das transações feitas com os cartões temporários, basta acessar a área  de "Cartão de crédito". Caso precise solicitar estorno, parcelar compras ou reportar uma operação, por exemplo, clique sobre a compra, e siga as orientações.

Saiba como se proteger dos golpes da Black Friday.

4. Mantenha o cartão virtual bloqueado quando não estiver usando

Se decidir utilizar um cartão virtual que já possui, uma alternativa para aumentar a segurança nesse período é mantê-lo bloqueado sempre que ele não estiver sendo usado.

Assim, se os dados do cartão forem utilizados indevidamente, você receberá uma notificação de que a transação foi negada e saberá que é hora de excluir o cartão e criar um novo. Você pode desbloquear o cartão diretamente pelo app apenas quando for fazer uma compra online. 

Mas atenção: essa dica vale apenas para compras pontuais. Para pagamentos recorrentes, é importante que o cartão esteja ativo, já que, se ele estiver bloqueado quando o lançamento for feito, a compra ou serviço pode ser cancelado por falta de pagamento.

Por exemplo: se você cadastrar seu cartão virtual Nubank em um aplicativo que cobra mensalidade (como um streaming), essa cobrança será feita regularmente. Se o cartão estiver bloqueado, você corre o risco de a empresa cancelar sua assinatura.

Para bloquear ou desbloquear o cartão virtual Nubank, basta selecionar o cartão desejado e clicar em "Bloquear" (ou "Desbloquear"), no ícone de cadeado.

5. Se preferir, delete o cartão virtual permanente após o uso

Especialmente durante essa época de ofertas em que talvez você compre em alguma loja que não conhece ou não sabe se é muito confiável, deletar o cartão depois de finalizar a compra pode ser uma forma de garantir que a numeração dele não seja exposta.

Assim, dá para ficar tranquilo ao saber que você não terá problemas com o uso indevido dos dados do seu cartão.

Excluir o cartão também é fácil: basta selecionar o cartão desejado, clicar em "Configurar" (ícone de engrenagem) e depois em "Excluir cartão virtual".

6. Cadastre o cartão virtual Nubank em carteiras digitais

Ao cadastrar o seu cartão virtual Nubank em carteiras digitais (como Google, Apple e Samsung Pay), é possível usar o seu cartão virtual até mesmo em uma compra de loja física.

A opção é prática porque permite que você faça pagamentos por aproximação nas maquininhas, protegendo ainda mais o seu cartão físico de uma possível maquininha fraudulenta. Para usar sua carteira digital para compras em lojas físicas, você precisa ter um celular com a tecnologia NFC

Quer saber mais sobre a Black Friday? Leia também:

O que significa Black Friday e como surgiu essa data?

Compras na Black Friday: como organizar as finanças para aproveitar a data?

Como fugir da ansiedade e das compras por impulso na Black Friday? 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.